sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Os poros

       Chego no meio de um vendaval: desfaço cabelos e reconstruo poros e derramo poeira nos olhos e respingo em mim mesma. Boquiaberta, dou a volta em Dois que já se tornaram Um só e provoco um tufão, mais um, mais um, mais um tufão... suspiro e vou me refazendo no caminho.

       Vejo de longe as mãos soltando e que o Dois que virou Um virou Dois novamente. Olham-se fixamente por alguns segundos... e ele limpa o olho direito com a mão, repetidas vezes. E ele também, o outro ele.

       Ajeitam os cabelos aloirados, loiro avermelhados. E se olham novamente, um olhando para o outro, como se fosse estranha a sensação; se tocam, - respiram fundo – e depois, o que vêm é a lembrança em forma de saudade.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Farpa lançada com violência

       Mais uma vez; as luzes: todas Luas surradas. No caminho, os olhos acetinados; vermiculados enquanto a pista toda é um grande mata-borrão febril.

       Vermelho-musgo. Sugado. E não respiro mais. Grudo em mim mesma: faísco ao fuzilante pulsar, e, – grito – desabrocho um coração.

       Dôo-me inteiriça e emaranho: embrenho-me sem estar. Engolindo sofreguidões aéreas, extorquindo além do borro de ontem: mais feliz.

       Trago-o: tempo. Um instante antes de ser tempo.

E que, ainda, no ápice dissolvido se auto-tecia: enquanto Tudo era só abstinência.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Passo do invisível

       Lágrimas são de açúcar que a água – da chuva – faz o favor, com gosto, de levar. Com meu vestidinho preto, pego as chaves de casa (e também de todos os portões e portais). Saio como um ciclone em mim e sem mim; varrendo tudo, deixando até paredes para trás.

       Talvez, nessa velocidade toda, bem-assim-volátil-e-sagaz sei que consigo: presentes sinceros. Poesia que nunca temeria espiral, opacidade ou nudez – dessas também sentimentais -, transparência perspicaz e tudo, tudo que é rápido demais: dentro de mim.

       Corpo é tapume. Fecho os olhos e continuo: tateando fundo, no obscuro, tenho clarividência de ancestral e essa coisa doida, que vem de longe e é sempre desconhecida. Desistência fajuta. Fujo de mentira: quase caracol.